Cientistas criam o primeiro papel computador

Cientistas criam o primeiro papel computador

Leve, fino, flexível e com baixo consumo de energia, o papel computador promete substituir os blocos de notas e permite vislumbrar o futuro dos smartphones


Leve, fino, flexível e com baixo consumo de energia, o papel computador promete substituir os blocos de notas e ainda permite vislumbrar um possível caminho para a evolução dos smartphones. Pelo menos, é o que acreditam os cientistas da Universidade Queens, no Canadá.

 

O primeiro papel computador interativo do mundo funciona com a pressão dos dedos, com o movimento de dobras ou com a pressão de uma caneta. Ela pode, inclusive, ser usada para escrever sobre a tela - um display de tinta eletrônica que mede 9,5 cm na diagonal. Nele, documentos e anotações podem ser armazenados digitalmente. Além de leves e finos, os aparelhos não consomem energia quando estão em repouso.

A equipe do professor Roel Vertegaal criou um protótipo de smartphone com o papel computador chamado PaperPhone. Basicamente, trata-se de uma espécie de iPhone flexível que guarda livros, toca música e faz ligações. Ele será oficialmente apresentado no dia 10 de maio, durante a conferência da Association of Computing Machinery, CHI 2011, que será realizada em Vancouver, no Canadá. O vídeo abaixo (em inglês) mostra o gadget em ação.

  1. Nome: